Cache in, Trash out

Na postagem anterior contei como foi a colocação do novo cache na rampa da Lagoa. Sempre é legal fazer isso. Mas o que nunca é legal e, infelizmente parece que não muda, é a quantidade de lixo que se encontra nas trilhas. Ô coisa triste! Olha abaixo os 3 sacos que eu e meu camarada recolhemos no caminho.
 E isso abaixo, que tal? Lixo eletrônico também tem, e não é pouco... Isso aí realmente não dava para carregar
Mas a vida continua e quem sabe um dia isso muda... Sempre lembre de levar um saquinho para sua caçada. A natureza agradece!

Na rampa de asadelta, parte II

Promessa é dívida. Está lá, embaixo da rampa de vôo livre da Lagoa da Conceição, um novo geocache. Agora está em um lugar melhor, onde, creio, não será arrastado por alguma enxurrada. Deram uma reformada na rampa. Está bem mais seguro de subir nela para curtir o visual. A paisagem continua a mesma, a exuberância do lado lesta da ilha em todo seu potencial.
Na foto acima dá para ver o elemento sob o qual está o cache... E agora? :-) Se joga caçador!!! Quer mais informação? Clica aqui.

E nos últimos anos..

Caros leitores. O último ano foi movimentado. O nascimento de uma filha traz muitas responsabilidades. Consequentemente, demanda muito tempo. Mas certamente traz a esperança de que atividades como o geocaching podem criar uma geração mais consciente sobre a importância da preservação da natureza. Por essa razão ficamos totalmente afastados da manutenção de nossos geocaches. Apenas um está no lugar, o da piscina natural da Barra da Lagoa. Em breve reporemos outros nos locais onde foram perdidos. Um na pista de voo do morro da Lagoa e o do Gravatá.

Pelo menos tenho certeza de que as pessoas que foram procurá-los, mesmo não encontrando o tesouro, não se arrependeram do passeio... São visuais (sonoros e tudo mais) que valem muito a pena.

As Geo-Arvores

Demorou, mas as primeiras geotrees (ou geo-árvores) já estão plantadas em um belo lugar de Floripa! São dois bonitinhos Garapuvus que vão gostar de todo o cuidado que receberem dos geocachers visitantes. Para quem não conhece a beleza e o grande porte dessa árvore, basta olhar para sua esquerda logo após que termina o asfalto no começo da trilha. Ali tem um enorme.

E a sujeira continua dando trabalho... Pessoas mal educadas continuam emporcalhando lugares lindos como esse. Olha aí quanto lixo juntamos quando fomos plantar as mudinhas! Então nunca é demais lembrar: leve uma sacolinha e junte o que estiver ao seu alcance. A natureza agradece!
Para quem ainda não sacou o local onde as bonitonas estão plantadas, clique aqui.

Trilha da Tainha - 1 novo cache 2 novos cachers

Seguindo minha determinação de 1 "find" ou 1 "hide" por final de semana, como não havia caches para procurar por perto, organizei uma trilha com alguns amigos. A escolha foi a Trilha da Tainha, que liga a praia de Canto Grande até a praia que dá nome a trilha, no município de Bombinhas-SC.

Nos encontramos em um posto na entrada de Porto Belo e no caminho para Canto Grande expliquei para o Luís e para o Fabiano o que é o Geocaching, como funciona, tipos de caches, os "DOs" and "DON'Ts" do esporte e qual o objetivo principal: Conhecer novos locais e fazer uma atividade junto a natureza.

A entrada da trilha foi dica de um pescador local e depois foi só curtir o passeio, com vários pontos para belas fotos. A trilha, como disse o Fabiano, pode ser feita por todos entre 10 e 60 anos. No caminho, mantinha os olhos procurando por um bom lugar para o cache, tinha montado na noite anterior, e como era um cache de tamanho regular, precisa um lugar perfeito, e achamos, se você é um geocacher, visite GC32P86, se não é, junte se a nós.

Terminamos a trilha na praia, e voltamos pela estrada que liga as duas praias.
Grande passeio com grandes amigos.

by Hugues(slhugu)

Atalaia - Novo cache em SC

Bom, domingo, Dia dos Pais (parabéns pro meu paizão que tá em POA!), churrasco na casa do sogro e uma missão, continuar a aumentar o número de caches no Brasil. A ideia era ir no Parque Natural do Atalaia e colocar um cache lá, um complemento para o cache já colocado no Bico do Papagaio. Lá fui eu.

O parque está situado no morro do Atalaia do bairro fazenda no Município de Itajaí. O nome Atalaia significa “vigia”. Em um amplo espaço natural, o Parque oferece recreação ao ar livre, turismo, educação, pesquisa cientifica, vôos livres e uma exuberante paisagem.O atendimento é 8h às 17h de terça a domingo. Informações pelo telefone (47) 3348-8031.

Estacionei o carro no portal, falei com o agente sobre a trilha e descobri que não haviam trilhas oficiais demarcadas, apenas a estrada que leva ao mirante. Resolvi fazer os 1.150m caminhando pra poder escolher bem o local. Natureza exuberante e pássaros piando ou cantando, como queiram, por todo lado. vários bom locais e algumas trilhas saindo da estrada para o meio do mato.

Fui até o mirante onde pude tirar belas fotos de Itajaí e do porto. Terminado o turismo, tinha de achar um local para o cache, decidi que devia ser perto do Mirante.
Achei uma trilha saindo de um banco e descendo morro abaixo, lá fui eu pro meio do mato encontrar um bom local pra esconder o cache.
Achei um local bem bacana, criando um pouco de dificuldade para um cache que seria um park and grab de outra maneira.

Cache escondido, sem muggles pra bisbilhotar, hora de ir pra casa.

Para os geocachers, o código GC327P5 e para aqueles que não conhecem:
Geocaching
Em português

Geotrees: uma grande idéia!

Fala galera.

Mais um verão começando e vamos ver nossos presentes serão encontrados pos mais pessoas. Tomara! Bem, isso faz lembrar sobre a revisão, pelo menos anual, que devemos fazer nos nossos geocaches. Tranquilo, né?. Temos que concordar que não é tanto trabalho assim ir novamente em um lugar que gostamos e, de fato, estamos indicando para outras pessoas irem. Mas o assunto agora é outro.

O amigo Calvin postou um mensagem muito interessante no Portal GPS. Ele conta que seu amigo, ainda não identificado, teria apresentado uma idéia realmente muito interessante. É ela o motivo dessa nova postagem. Os dois nomearam o projeto de GEOTREES. Vou deixar nas palavras dos próprios idealizadores o objetivo do projeto.

"O projeto tem o intuito de acima de tudo contribuir com o bem estar do nosso planeta, e basicamente utilizaria os recursos do geocaching para semear literalmente um novo tipo de CACHE que consiste em realizar o plantio de uma árvore em determinada coordenada, mapeando o local e publicando a informação.

Dessa forma futuros geocachers poderiam visitar o local e relatar notícias sobre o crescimento da muda e suas perspectivas, contribuindo inclusive com o bem estar da mesma, e registrando em fotos a visita.

Em suma, é a essa a idéia, que ainda precisa ser lapidada, porém creio eu que tenha um grande potencial, e afirmo também que não tenho o intuito de ferir os direitos autorais de outrem, caso isso já tenha sido previamente idealizado."

Bem, para mim e Fran, dois grandes entusiastas do potencial que a prática do geocaching possui, a idéia é ótima! Aliar um jogo de localização por satélite com uma prática de educação ambiental, com as fases de crescimento de uma planta, e com todo o prazer que a busca por um tesouro possa proporcionar, é incrível. Merece divulgação e disseminação.

Fazemos nossas as palavras de Calvin: "Gostaria de ouvir as opiniões e sugestões de vocês!"

Grande abraço.

PS: é claro que já estamos pensando qual a espécie e em qual local ela será plantada em Floripa!
;-)

Os 13 Mandamentos do Geocaching

Meus caros,

Infelizmente andamos meio afastados dos caches. Isso porque o trabalho anda meio corrido e já não temos muitos geocaches novos a descobrir aqui onde moramos. Mas vimos que já existe um novo, escondido no norte da ilha. Logo vamos atrás dele.

De qualquer forma, para não perder o ritmo, vou postar uma interessante referência do site Geocaching@Pt. Tratam-se dos 10 mandamentos do geocaching, que na verdade são treze. Acho todos eles muito válidos e interessantes. Eu até incluiria mais um: "Ajude a natureza".

Aí vão eles:

11. Sê claro
12. Cumpre as regras
13. Não inventes

Para ler as explicações de cada mandamento acesse o link abaixo:

Enquanto isso no Brasil...

Hoje fiz uma pesquisa no Geocaching.com para saber a quantidade de geocaches em alguns países. Vejam só:

Espanha - 4406
Portugal - 4193
África do Sul - 3298
México - 633
Brasil - 313

No Brasilcaching.com.br (recomendo!) o número é bem próximo, 334 geocaches escondidos para 335 geocachers.

Qual será o motivo de termos tão poucos? Alguém tem alguma idéia? Tenho algumas teorias. Falo disso em uma próxima postagem.

O dia da manutenção

Ontem acordei determinado em dar uma olhada nos três geocaches que escondi junto com minha linda. A missão não seria fácil, mas decidi encarar essa aventura de férias. Fui primeiro no último que escondemos. Que é o mais legal também. Deixei o carro quase na entrada da trilha e apertei o passo até ele. Nosso terceiro cache está a mais ou menos 1,5 Km da rua principal. Cheguei lá sozinho e já fui direto no esconderijo. Lá estava ele! Intacto. Esse geocache é uma embalagem das batatas Stax envolvida com fita isolante. Funcionou muito bem. Eu achei que, com toda chuva que deu aqui em SC no fim de 2008, ele teria se perdido. Mas nada, estava perfeito. Só fiz um reforço no apoio da base e fui embora.
Peguei o carro e fui para a Barra da Lagoa, onde está escondido nosso segundo cache. A trilha até o local é de 1 Km. Estava tão bem escondido que quase não achei. Hehehe... Mas estava lá também. Meio úmido dentro, mas ainda funcional. Não tirei foto dele ou do local pois voltei nadando da piscina natural até a primeira prainha.
Já estava cansado. Mas era um fim de tarde tão bonito que decidi ir atrás do último (o primeiro que escondemos). Dá para chegar de carro até bem perto da rampa. Mas sai a pé. Este geocache está a uns 2,8 Km da minha casa. Ele está em uma antiga rampa de vôo livre. Como podem ver, infelizmente, a rampa está em ruínas.
Chegando lá fui direto no ponto. Do lado direito da rampa. Revirei a terra com os gravetos que usei para prende-lo junto da parede e logo ele se mostra.
Olha aí o estado que encontrei o coitado. Ele estava enterrado. A idéia não era bem essa... Mas pelo lugar é possível supor que não tem outro jeito de esconder, sem o risco que ele saia rolando. O importante é que estava ok também.
Final da missão principal. Nenhuma intempérie abalou nossos tesouros! Fiquei satisfeito com nossa habilidade em achar bons lugares. É certo que um bom compartimento, como o que foi comentado na postagem anterior, pode preservar bem melhor os presentes deixados ali.
Mas encontrar um lugar onde ele não seja levado embora ainda é o mais importante. Creio eu... Não deve ser muito legal encontrar um cache todo mofado. Mas acho que é melhor do que não encontrar nada.
O problema fica por conta do log book. Deve ficar muito ruim de escrever algo. Acabei não indo preparado para trocar os mesmos. Para isso um saquinho de silica deve ajudar muito. O bom é que, fora o papel, as coisas deixadas ali não se deterioram tão fácil.
O lixo, como sempre, deixa sua marca nesses belos locais. A foto dessa sacola aí foi tirada no primeiro mirante, que fica na estrada que leva para a rampa. faltou espaço para tanta falta de educação.
Mas nada que vá nos impedir de terminar essa postagem com uma bela foto da ilha da magia. Ela foi tirada na rampa principal. Se ainda não conhece o lugar, vá. Vale a pena curtir esse visual. Viva nossa Floripa.

Manutenção dos caches

Esses dias li uma enquete no http://geocaching-pt.net/. A pergunta era sobre a manutenção dos geocaches no inverno. Uma das últimas opções era mais ou menos assim: "Não é necessário. Meus geocaches são a prova de tudo".

Será mesmo que isso é possível? Acho que precisamos dar uma olhada nos nossos... Darei notícias.
:-)

Geocaches urbanos e a discrição

Geocaches urbanos não são meus preferidos. Mas têm características interessantes. Uma delas é o "não chamar atenção". Hoje em dia parece que ser discreto é difícil. Basta ir procurar um cache urbano pra entender. Ficar fuçando nas coisas faz as pessoas olharem pra ti.

Passar desapercebido pela multidão é um desafio. E fundamental para que a busca não atice a curiosidade de não conhecedores do jogo. Ou pior, daqueles que não entendem o lado interessante da prática e despois estragam a coisa.

Dá pra falar muito sobre isso. De qualquer forma, essa reportagem mostra como não deve ser buscado um geocache urbano: http://br.youtube.com/watch?v=RHKyc-PYDrk

Como diz o BRNomade, quando descreve caches escondidos em lugares movimentados: Stealth mode is mandatory!

Alguém com experiência no geocaching urbano pra bater um papo?
Valeu!

PS: pensando bem, não necessariamente "lugar movimentado" significa "urbano"... Mas entenderam o que quis dizer né?
/ :-]

Bela iniciativa!

Oi pessoal.

Cada vez estou mais convencido de que o geocaching pode ser uma ótima prática para incentivar a educação ambiental. Dêem uma olhada nesse link: http://www.geocaching.com/cito/ Mostra uma inicitativa muito legal da empresa Groundspeak, que basicamente envolve a retirada de lixo enquanto está se procurando ou escondendo geocaches.
E falando nisso... Olhem aí na foto de cima quanto lixo pegamos quando fomos esconder nosso terceiro geocache. É muita sujeira minha gente! Vamos parar com isso de jogar coisas por aí. Bora limpar esse planeta!!!

O terceiro cache foi escondido a pouco mais de 1.5 Km da entrada de uma linda trilha, no leste de Florianópolis. Mas mesmo nessa curta distância a quantidade de má educação de alguns se mostra muito bem. E ainda foi no inverno, quando normalmente tem menos lixo jogado. Dá até medo de quando chegar o verão...

Um pouco de gramática

O nome original dessa troca de presentes tecnológica começou como GPS Stash hunt, gpsstashing.

Abaixo algumas definições:

---------

stash n Amer o que é escondido. • vt+vi esconder, guardar.

Fonte: Dicionário Michaelis; http://michaelis.uol.com.br/

stash: depósito, clandestino, esconder, esconderijo, malocar.

Fonte: Woxikon Dicionário Online; http://www.woxikon.com.br/.

---------

cache (kash), n., & v.t. Hiding-place for treasure, provisions, ammunition, etc., esp. as used by explorers; the hiding (make a ~) or stores hidden; (vb) place in ~. [F, f. cacher to hide]

Fonte: The Concise Oxford Dictionary, 5a. Edição, 1964.

cache [kaef] <> n-1. [store] esconderijo m -2. COMPUT cache f. <> vt COMPUT armazenar em cache.

Fonte: Dicionário Larousse Inglês/Português - Português/Inglês, 2006.

---------

cache1cache1n 1 esconderijo (para provisões ou alimentos). 2 provisões ou alimentos escondidos. • vt 1 pôr em esconderijo (provisões, alimentos). 2 esconder, ocultar.

cache2 cache2 n Comp pequena área de memória rápida, integrada à unidade central de processamento.

Fonte: Dicinário Michaelis; http://michaelis.uol.com.br/.

E esconder?

Acredito que depois de encontrar seu primeiro geocache muitas pessoas devem se perguntar: como será esconder um? É um questionamento interessante, e que rapidamente pode definir o perfil de um geocaçador. Isso acontece porque logo se percebe que a tarefa é bem mais complicada que a exclusiva diversão de uma busca.

Logo de cara alguns podem achar que é muito trabalho e algo muito incerto. Trabalho, porque deixar um presente geográfico requer, antes de tudo, planejamento. Incerto, porque deixar objetos escondidos por aí é algo que nem sempre se sabe que resultado terá. O compartimento pode ser furtado, quebrado, levado pela chuva, esquecido e até mesmo, nunca achado... Mas também pode virar o pote de um monte de pequenas coisas, histórias e recordações de quem foi passear com uma pequena missão a mais!

Só não pode esqueçer de deixar as pistas. Senão ninguém acha mesmo...

E essas fotos aí? Pistas! Do primeiro geocaches escondido por mim e minha linda. :-)

E coisas que se prefere esquecer...

Sobre a postagem anterior. Esqueci de mencionar as coisas que se prefere esquecer após certas buscas. O lixo deixado nos lugares! Mas como pode ainda ter tanta gente jogando coisas por aí? Sinceramente, não entendo. É papel de bala. É garrafa. É lata. É muita porcaria!

Uma boa dica antes da prática do geocaching em lugares de natureza preservada: levar uma sacolinha de lixo. Tá aí! Vou deixar algumas no próximo presente escondido.

Na pior das hipóteses podemos não encontrar o que está oculto. Mas pelo menos vamos ter a certeza de levar do lugar coisas que o planeta não sentirá a menor falta.

O primeiro a gente nunca esqueçe

Grande parte das primeiras coisas das nossas vidas nunca nos saem da lembrança. Os geocaches também seguem essa regra.

Logo que fiquei sabendo o que é o geocaching fiz um cadastro no geocaching.com e procurei os tesouros escondidos perto de onde moro. Infelizmente eram, e ainda são, poucos. E estão todos por perto. Baixei os waypoints pro GPS e partimos para a busca, eu e minha namorada. Criamos uma rota até o lugar e fomos de carro.

Em determinado ponto o traçado indicava uma curva onde só um 4x4 poderia fazer. Estacionamos o carro e fomos a pé pela trilha. Entramos na área de floresta até chegar sobre o waypoint do cache. Como a precisão não estava muito boa, começamos as buscas pela região circular indicada na margem de erro.
E olha árvore, e mexe nas folhas do chão, e olha pra cima, e olha pra baixo e anda e volta... E nada... Que decepção... Fizemos o caminho de volta até o carro para ver se tinhamos errado em algo. Olhamos mais lugares por perto mas nada parecia dar pista. Eu já estava desistindo. Mas minha gatinha, empolgadíssima, voltou pro meio das árvores. Fui atrás.

Peguei o aparelho e em determinado momento a precisão melhorou um pouco e o waypoint indicou que o cache estava um pouco mais a frente. Fui até a árvore, me abaixei e quando passei a mão na base do tronco... Aê! Estava lá! Era um pote preto do tamanho de uma daquelas latas de batata frita importada. Olhamos pros lados pra certificar que ninguém tinha visto e decidimos abrir nosso tesouro encontrado só dentro do carro.

O cache estava caprichado! Várias coisas legais dentro. Chaveiros e moedas de vários países, brinquedos, geocoins, etc. E também um imã de geladeira personalizado dizendo que só pode existir um primeiro. Nós! Os primeiros a encontrar algo escondido a quase um ano atrás.

Escrevemos nosso depoimento e voltei para escondê-lo novamente. Chegando em casa para postar o achado no site, reparamos que existia uma dica encriptada. Se tivéssemos visto antes de ir acho teria sido bem mais fácil. Por isso, vale a pena nem descobrir o que está escrito antes de chegar no local e pelo menos procurar um pouco.

Final feliz da aventura! Início do gosto pela atividade.

Abração!

Caça ao tesouro...

Alô povo da terra.

A maneira mais simples de explicar o que é o geocahing para quem não conhece é dizer: ah, é uma caça ao tesouro moderna. Tudo bem. Mas será que isso explica bem o espírito dessa atividade?

Quando pensamos em caça ao tesouro logo vem na mente aquele tipo corrida desenfreada a um determinado lugar cheio de ouro e pedras preciosas. Essa construção mental de um tesouro escondido provavelmente está atrelada ao cinema. Normalmente na tela os personagens correm desesperados atrás das riquezas e no fim da estória quase sempre vemos os aventureiros aproveitando sozinhos os bens encontrados.

Acho que o geocaching vai mais além. Primeiro porque o caminho até o tesouro nos faz conhecer novos lugares com muita calma. Ou mesmo reparar coisas novas que não nunca foram vistas em lugares já conhecidos. Segundo porque o tesouro não é aproveitado de forma egoísta, é compartilhado. Pegamos algo, mas deixamos também. É uma troca de "tesouros". Por fim tem aquela coisa de criarmos nossos tesouros. Quem já achou um geocache logo pensa que esconder um deve ser tão legal quanto encontrar. É bem verdade que não se fica rico, monetariamente falando, achando um geocache. Mas a sensação é ótima mesmo assim.

Enfim, acho que ainda vou continuar dizendo para quem não conhece que é uma caça ao tesouro. Mas estou convencido que é mais que isso. Alguém tem alguma outra sugestão conceitual para os não iniciados?

Falou!

Geocachers na mesma busca

Buenas!

Hoje aconteceu algo engraçado. E acredito que raro, pelo menos no Brasil.

Fomos procurar um cache escondido em um forte antigo localizado no norte de Floripa. Quando chegamos no lugar vimos um senhor olhando para o muro de pedra da construção com um celular e uma folha de papel. Na mesma hora desconfiamos que ele estava procurando o mesmo que nós. Acertamos.
Era um simpático casal da Bélgica. Por um tempo ficamos conversando e olhando para aquela enorme parede de pedra capaz de abrigar dezenas de microcaches. Eles desistiram. Ficamos mais um tempo, mas não tivemos sucesso. É, isso acontece nesse jogo...
Fiquei curioso para saber como agem os geocachers quando se encontram no mesmo lugar. Compartilham a informação para dividir o tesouro? Ou unem forças para aproveitarem juntos a alegria da descoberta?
?:-/

Location-Based Games

Saudações pessoas!

Só após descobrir e praticar o geocaching fiquei sabendo a qual grande categoria esse jogo pertence. O nome do negócio é Location-Based Games. Ou em português, jogos baseados em localização.

Esses tipos de jogo usam como principal recurso a localização do praticante em uma determinada região. Muitas das brincadeiras de criança podem ser consideradas jogos assim. Brincar de se esconder, por exemplo. É preciso conhecimento do ambiente e estratégia. Na wikipedia tem um artigo interessante sobre isso http://en.wikipedia.org/wiki/Location-based_game.

Com a utilização de GPS, esse tipo de brincadeira tomou novas proporções. É possível criar atividades que atravessem todos os mares e continentes, apenas utilizando os dados gerados na movimentação de pessoas e aparelhos por todo o globo terrestre. Isso torna o geocaching algo ainda mais interessante.
Lendo pode não ter muita graça. Mas experimente pra ver.

Se chegou até aqui...

Oi.

Quem gosta do planeta terra com certeza vai gostar dessa atividade chamada geocaching. Bem, provavelmente se vc está lendo esse blog é porque já deve saber do que se trata... Mas o que importa é: vc já praticou?

Se está ainda só procurando informações sobre o assunto, basta! Arranje um GPS e vá em frente. É bem legal!

Ah, e se vc chegou até aqui procurando coordenadas... Aqui só tem pistas....